21 de jun. de 2012

Ciranda da Resistência no Morro da Providência

Sábado (16), o Fórum Comunitário do Porto (http://forumcomunitariodoporto.wordpress.com/) e moradores das comunidades Arroio Pavuna e Vila Autódromo realizaram uma atividade vinculada à Cúpula dos Povos com objetivo de discutir questões que envolvem essas comunidades, principalmente ligadas às remoções. 







O ElepP participou da Ciranda da Resistência propondo que as crianças fizessem uma maquete mostrando como elas gostariam que fosse o Morro da Providência.  O mais valorizado na maquete foi uma praça com campo de futebol, árvores, cinema, pula pula e piscina! Para quem não sabe, a quadra da Providência, espaço de lazer principalmente para as crianças, foi destruida para dar lugar a uma estação de teleférico.


Teleférico sem remoções!

A igreja, Casa Amarela (onde o ElepP atua), cinema e a praça

"Queremos a praça de volta!"




Apesar das crianças serem favoráveis ao teleférico, elas também criticam as remoções que vão acontecer (e já estão acontecendo) no morro da Providência. Muitas estão com suas casas marcadas para serem removidas.

17 de jun. de 2012

Bilboquê


Fizemos com as crianças um brinquedo de garrafa pet Bilboquê: um brinquedo feito de garrafa pet e jornal, cujo objetivo é colocar a bolinha dentro da garrafa. Fez o maior sucesso e ficaram lindos! Rolou até um campeonato!

Veja como fazer um em: http://www2.uol.com.br/debate/1385/cidade/cidade23d.htm


Thamirez mostrando o seu Bilboquê
Gabriel, Luana e Vitória na confecção

Gabriel com o seu brinquedo


Lucas mostrando muita habilidade!!

Maria Luiza treinando

Lucas, Luana, Luiza e Gabriel na competição


18 de mai. de 2012

Fazendo experiência

Semana passada, construímos, com as crianças, terrários para estudar as partes das plantas, o ciclo da água e tudo mais que pudesse ser aproveitado dessa experiência. 

Em dupla, eles plantaram, em uma metade de garrafa pet, mostarda, feijão, couve... Um montão de coisas! Depois, regamos e vedamos o vaso com um plástico (pra que quando a água evaporasse, ficasse retida no plástico e "chovesse" nas plantinhas).

Na semana seguinte, já dava pra ver o resultados! As plantas tinham crescido na maioria dos terrários. Mesmo naqueles que não cresceram (por causa do excesso de água), tivemos uma ótima surpresa que contribuiu ainda mais com a experiência... Vamos ver nas fotos (clique nelas para ampliar)!

Alguns dos terrários já abertos.
                                      
Eduardo todo feliz que suas plantas estavam enormes!

Elas nem cabiam mais no vaso...

Ariane mostrando o seu terrário...

... e as plantinhas que cresceram só de um lado.

Tamires também mostrando a sua experiência (só faltou o sorriso!).


Thainá e Emanuelle com o terrário que ainda estava com plantinhas bem pequenas.

Maira e Luana.

E nessa foto da pra ver as plantinhas cresecendo.

E a surpresa: o terrário da Alê mofou! Legal, né? No começo ela tava triste, mas depos entendeu que isso foi muito legal (e só aconteceu no dela).

20 de mar. de 2012

Casa nova!

Depois de tanto tempo desatualizado, temos novidades!

O Reforço Escolar - que agora se chama Espaço Livre de Educação Popular da Providência - está de casa nova! 
Agora o projeto vai acontecer na Casa Amarela que é um espaço dedicado à arte e cultura no Morro da Providência e que tem coordenação do fotógrafo Mauricio Hora.

A Casa Amarela!

Nossa sala ainda bagunçada...
Arrumando...
Quase pronta: já com as mesas e a prateleira!
Tá ficando boa, né?

A laje


Estamos tendo muito trabalho para organizar, limpar e deixar tudo pronto para a inauguração da casa (será no domingo, 25/03) e começar o ano "letivo" de 2012!