Na segunda-feira (3/10) nós levamos as crianças do reforço escolar ao Instituto Pretos Novos (http://www.pretosnovos.com.br/), na Gamboa.
O IPN é o único sítio arqueológico africano das Américas. Ele pesquisa e estuda a história afro e afro-brasileira, tendo como principal missão a preservação da memória desse povo que é pouco valorizada.
Fred, Inara, Isabella, Igor, Emanuelle, Renata, Malu, Ana Alice e Aline com o Castelo que foi nosso guia na visita!
Malu e Ana Alice: mascotes
Além do trabalho arqueológico, o IPN também possue uma exposição de artistas afro-descendentes. Pedimos para as crianças escolherem suas obras preferidas para tirarmos foto. Ninguém conseguiu escolher uma só!
As lindinhas: Renata, Aline e Emanuelle
Igor fazendo graça
Infelizmente, o instituto sobrevive sem apoio significativo do governo e eles precisam de uma reestruturação para conseguir dar continuidade ao trabalho.
Na quinta-feira passada, organizamos uma atividade sobre educação popular para os calouros do IFCS. A ideia era que fosse algo mais lúdico e interessante, fora daquele formato tradicional de mesa.
Convidamos representantes de alguns pré-vestibulares comunitários para contarem suas experiências. Também propusemos que as pessoas escrevessem o que entendiam por educação popular e assim, construimos a "Árvore da Educação Popular". Ficou muito legal!
A galera trocando uma idéia.
Árvore da Educação Popular.
"Troca", "solidariedade", "construção coletiva", "liberdade", "educação para todos" e "questionar" foram algumas das ideias escritas.
Sexta passada (8/7), nós levamos as crianças para assistir à peça - "A mulher que matou os peixes...e outros bichos" - que é baseada em textos da Clarice Linspector. É uma pena que a qualidade da foto tenha ficado meio ruim, mas é o registro desse dia que foi tão legal! Foi maravilhoso ver um aluno trocando um dia de futebol e McDonald's pra ir ao teatro com a gente e as outras crianças também muito felizes!
Renata, Marcela, Daniel, Enzo, Thiago, Michel, Igor, Nathalia, Inara, Thais, Isabela, Francisca e Ana Alice
Essa semana trabalhamos com artes. Na segunda-feira, cada aluno escolheu uma imagem e fez um desenho inspirado na mesma. Vejam a criatividade das crianças!
Fotos tiradas na última terça (21/06)! Todo mundo suado depois de fazer uma dinâmica de roda!Mas ainda tem muita gente faltando. Um dia temos que tirar uma foto com todos os professores e todos os alunos!
Em pé: Michel, Nathalia, Poliana, Inara, Enzo, Laissa e Igor
Sentados: Mariana e Daniel
No colo: Renata, Aline, Ana Cláudia, Emanuelle e Malu!
Passeata SÓ dos professores na sexta-feira (17/06/2011) às 10 horas!
A passeata sairá da Candelária até o prédio da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAG – Rua Erasmo Braga, ao lado do Fórum).
Principais reivindicações dos professores e funcionários administrativos das escolas estaduais:
1) Reajuste emergencial de 26% – o piso salarial hoje é R$ 610,00;
2) Incorporação imediata da totalidade da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015);
3) Descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos da educação estadual, entre outras reivindicações.
Toda essa comoção com os últimos acontecimentos que envolvem a greve dos bombeiros, renovam a esperança no poder que a união do povo pode gerar. O problema é que a educação no Rio de Janeiro, assim como no Brasil, até hoje não conquistou a atenção também merecida. Os professores estaduais entraram mais uma vez em greve, aproveitando toda a movimentação de contestação gerada sobre a conduta do governador Sérgio Cabral.
Essas fotos foram tiradas durante a passeata de domingo (12/06/11), onde os bombeiros lutavam pela aprovação da PEC300 (anistia aos bombeiros que foram presos/processados) e pelo aumento do seu piso salarial. A passeata contou, segundo estimativa da PM, com 27 mil pessoas. Os professores estaduais também se uniram a passeata, apoiando os bombeiros e fazendo suas próprias reivindicações.
Atentem para os desenhos feitos por crianças, enviando mensagens de apoio aos bombeiros.
A professora Amanda Gurgel também estava presente na passeata. Assintam ao depoimento dela:
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Kant, Immanuel.)
Professores formam vidas e precisam ser valorizados!
A cada semana nós escolhemos um tema, uma matéria ou uma atividade para trabalharmos durante a semana. Já tivemos aulas de ângulos, quiz com perguntas gerais, semana sobre o Morro da Providência (quando fizemos a maquete), produção de texto,etc. Essa semana o tema foi geografia. Levamos para os alunos uma mapa grande do Brasil e mostramos os estados e suas capitais, as regiões, explicamos o que são fronteiras, falamos dos climas e vegetações do país, entre outras coisas...Depois da explicação e de tirar dúvidas, cada um fez o seu mapa do Brasil. Podia ser um mapa político, de clima ou vegetação. Todos optaram pelo mapa político e capricharam!!